Manchas no vinil

O reconhecimento das manchas do vinil associadas a vários problemas pode fornecer diagnósticos sólidos e soluções eficazes.

Protegidos por aditivos especiais, o vinil MIGALE® pode suportar os extremos do sol, calor, frio e exposição constante à água tratada quimicamente. No entanto, mesmo o vinil MIGALE®está sujeito a manchas se o equilíbrio adequado da água não for mantido ou se houver detritos na água.

As informações técnicas a seguir devem ajudar os profissionais e proprietários de piscinas a evitar as manchas pretas e rosa que frequentemente afetam os vinis e a lidar com elas no caso de surgimento.

Manchas de coloração preta em piscinas

A coloração preta que aparece nos vinis pode se originar de várias fontes e se enquadra principalmente em duas categorias: coloração de metal e algas pretas. Dependendo do tipo de mancha, são necessários tratamentos diferentes para corrigir o problema.

Cobre, ferro e manganês podem ser introduzidos via água da fonte. Eles podem oxidar na água clorada resultando em manchas no vinil. Essas manchas são geralmente pretas, marrons ou cinza. O cobre também pode se dissolver dos acessórios de cobre ou latão e no encanamento quando ocorrerem condições de pH da água inferiores a 7. Este metal também pode estar presente em alguns algicidas, embora a maioria agora use cobre em uma forma quelatada ou complexa que permaneça em solução.

A presença de coloração de metal pode ser confirmada tratando uma pequena porção da área manchada com um redutor de pH para dissolver os metais. Se a mancha for removida com esse tratamento, a mancha é resultado de depósitos de metal e o restante das manchas pode ser tratado de maneira semelhante. Caso contrário, a mancha provavelmente se deve a uma fonte orgânica, como as algas pretas (veja abaixo). Se a coloração for devida a metais, a água da piscina pode precisar ser tratada com um tratamento de metal – como um agente sequestrante ou quelante – depois que a coloração for removida, a fim de evitar uma recorrência.

As algas negras aparecem como uma série de pequenas manchas pretas no vinil da piscina. São organismos muito tenazes com um revestimento resistente ao cloro. Primeiro, escove as manchas de algas usando uma escova de nylon macia para abrir o revestimento das algas. Em seguida, teste o pH da água e reduza-o para o limite inferior da faixa normal de operação (7.2) para melhorar a eficácia do cloro. Em seguida, superclore a piscina e adicione uma dose de um algicida do tipo quaternário (“quat”). Certifique-se de seguir a dosagem recomendada pelo fabricante, pois o uso excessivo pode resultar em espuma. Continue a escovar as manchas de algas para maximizar a penetração dos produtos químicos. Aspire as algas soltas assim que elas estiverem mortas.

Vinte e quatro horas após a supercloração, adicione uma dose de algicida de polímero (“polyquat”) de acordo com as recomendações do fabricante. Os poliquatos são mais caros que os algicidas quaternários comuns, mas também são mais eficazes no controle desses tipos de algas resistentes.

Uma vez removida a mancha, retorne à cloração normal e o equilíbrio da água. Lembre-se de que a melhor proteção contra o crescimento de algas é um nível constante de cloro livre na faixa de 1-2 ppm, uma alcalinidade total entre 80 a 120 ppm, um pH entre 7,2 e 7,6 e uma dureza de cálcio de 200 a 300 ppm.

Outro tipo de mancha cinza / preto pode ocorrer quando microrganismos produtores de corante colonizam a parte traseira do vinil. O corante microbiano se torna visível no lado de dentro da piscina à medida que passa pelo material do vinil, criando uma mancha de forma irregular. As manchas no lado da piscina podem ser temporariamente diminuídas por supercloração, mas elas reaparecem, uma vez que a origem da mancha se origina na parte traseira do vinil. A instalação de uma barreira de polietileno entre o vinil e as paredes e piso da piscina pode fornecer uma barreira para esses tipos de organismos.

Coloração rosa

Manchas rosa que aparecem nos vinis também são provavelmente causadas pelo corante bacteriano. Como o corante é altamente solúvel nos plastificantes usados ​​nos laminados flexíveis de PVC para piscinas, ele pode migrar facilmente através do vinil.

A porção do corante que é exposta na superfície pode ser branqueada com cloro, no entanto, o novo corante continuará a migrar para a superfície. As bactérias podem se estabelecer no lado da água ou no verso do vinil. O crescimento do lado da água pode ocorrer se os níveis de cloro livre forem deixados à deriva abaixo de 1,5 ppm, ao mesmo tempo em que matéria orgânica e bactérias se acumularam na água.

O supercloramento nesta fase livrará a água da piscina da contaminação. Mas se o corante penetrou abaixo da superfície, a coloração tende a permanecer indefinidamente.

O crescimento na parte traseira pode não ocorrer diretamente no vinil, mas em algum outro material em contato com o vinil, como o solo, a alvenaria ou o material de suporte, como espuma, feltros ou fitas adesivas. Embora um agente antimicrobiano seja incorporado à formulação do vinil, o corante pode migrar de componentes não protegidos e manchar áreas muito além do ponto de infestação. Se houver muito corante rosa visível em qualquer material de apoio, provavelmente será a fonte do problema.

Se o vinil for substituído, todos os materiais contaminados devem ser removidos e toda a cobertura da piscina (piso e paredes) deve ser desinfetada com uma lavagem com cloro líquido ou outro desinfetante adequado.

Problemas especiais são apresentados por locais com lençóis freáticos altos, que trazem continuamente água carregada de microrganismos para a parte traseira do vinil. O uso de desinfetantes nesses locais pode ser ineficaz, pois eles serão rapidamente lavados. Uma possível defesa pode ser algum tipo de camada de barreira; uma lâmina de plástico, talvez polietileno entre o vinil da piscina e a alvenaria, ou um tipo de barreira aplicado diretamente à alvenaria da piscina.

Seguindo as técnicas de diagnóstico aqui, muitas vezes é possível eliminar as manchas de vinil antes que elas se espalhem e possivelmente até removê-las se elas forem observadas a tempo.